Loading...

domingo, 16 de maio de 2010

Pesquisa sobre Pobreza Rural no Brasil


IICA lança projeto para mapear a pobreza rural

Brasília, 14/5/10 (IICA) - O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) foi sede da 1ª Reunião de Coordenação do Projeto “A Nova Cara da Pobreza Rural no Brasil: transformações, perfil e desafios para as políticas públicas”.

No auditório do IICA, em Brasília, estiveram presentes vinte e três membros de todos os parceiros do Projeto: IICA; Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA); Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC); Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) e Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias (SAIP), as três do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Unicamp; Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Na Reunião, os participantes discutiram tópicos referentes à metodologia a ser adotada, estudos que serão desenvolvidos, cruzamento dos bancos de dados existentes e a atuação conjunta para a melhoria das condições de vida, com foco principal em 1.852 municípios pobres dos 120 Territórios da Cidadania. A preocupação em caracterizar a pobreza rural, colocá-la na agenda da sociedade e definir as políticas públicas para combatê-las também foram temas debatidos.

O projeto levantará diversas questões, entre elas, como definir a pobreza? Existem novas formas de pobreza? Quais as diferenças da pobreza rural nas diversas regiões? As metodologias aplicadas para dimensionar o problema são válidas e suficientes?  De que maneira traçar um perfil das características e mudanças da pobreza rural? E quais as suas implicações nas políticas públicas? O projeto evidencia, ainda, a necessidade de estratificação desses pontos dadas as diversidades regional, cultural e social: de que território e da pobreza de quem se pretende falar?

O objetivo central é apresentar proposições de políticas para o enfrentamento da Pobreza Rural no Brasil. Os participantes voltarão a se encontrar em um seminário marcado para o dia 6 de julho.

Fonte: IICA - http://www.iica.org.br/Noticias/2010-05-14_IICAlancaProjetoMapearPobrezaRural.html

2 comentários:

  1. Não sei por qual motivos o Ministério da Agricultura não participou deste evento. Ou a atividade a qual aquele ministério representa não tem relação com tal tema?

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Agradeço pelos comentários!
    Esclarecendo: O IICA é ligado diretamente ao MAPA (ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Esta iniciativa descrita na notícia é do MAPA,com organização do IICA.
    Abraço e boa semana!
    Suely

    ResponderExcluir